CURSO DE EXTENSÃO

Regente com prática 

REGÊNCIA CORAL

 

1ª parte

Teórico

·        Educação Musical – 1 – Iniciação musical 2 – Psicologia da Iniciação musical 3 – O canto coral como atividade básica na educação musical 4 – O professor de educação musical – 5 – Leitura clave de sol.

 

2ª parte

Teórico/prática

·        Noções de técnica vocal – 1 – Desenvolvimento físico  2 – desenvolvimento psíquico 3 – evolução dos interesses 4 – mudança da voz 5 – o instrumento vocal a) respiratório b) fonador c) ressonância 6 – a respiração para o canto 7 – ginástica respiratória 8 – órgãos da boca e a emissão da voz 8 -  classificação das vozes  9 – leitura clave de fá. – 10) amostra de trabalho com grupo (pode ser gravado em vídeo) de três peças. (uma escolhida pelo instrutor e duas pelo aluno). 11 – Exercícios de articulação – 12 – Comunicação – 13 – contato visual – exercícios de relaxamento 14 – uso de acompanhamento ou microfone 15 – noções básicas do som 16 – espaço – 17 – profilaxia da voz – 18 – Projeção vocal e pronúncia – 19 – Solfejos – 20 – vocalizes

 

3ª parte

Teórico/prática

·        1 – A arte de dirigir – 2 – domínio de partitura 3 – preparações a) mental b) ideal c)  4 – meios de expressão 5 – particularidades da regência 6 – uso dos braços 7 – estudo à três vozes  8 - amostra de trabalho com grupo (deve ser gravado em vídeo) de três peças. (uma escolhida pelo instrutor e duas pelo aluno).

 

4ª parte

Teórico

prática

arranjo e escrita em computador.

1 – Exercícios de articulação – 2 – canais da comunicação e percepção  3 – Comunicação e o contato visual 4 – Uso de acompanhamento e microfone 5 – noções básicas do som 6 – Postura, profilaxia da voz 7 – projeção vocal,  pronúncia 8 – Relaxamento 9 – sinais de tensão  - 10 – vocalizes.

·        MIDI

·        Conhecimento das ferramentas do Encore ou Music Time;

·        Escrita através do mouse;

·        Escrita através do teclado do computador;

·        Escrita através do teclado do Instrumento musical (Órgão eletrônico);

·        Escrita em tempo real;

·        Pautas e os diversos sistemas;

·        Compassos.;

·        Escrita em diferentes claves;

·        Fórmula de compasso;

·        Diferentes fórmulas de compasso na mesma música; Compasso anacrúsico;

·        Armação da clave (tom);

·        Barras de compasso;

·        Chaves de repetição;

·        Frases (coda);

·        Numeração de compassos e páginas;

·        Dados da música (Título, autor, direitos autorais etc.);

·        Quiálteras;

·        Alterando o visual da partitura;

·        Digitação de partitura para instrumentos melódicos e harmônicos;

·        Uso da clave de sol e fá (partitura para piano ou coral misto);

·        Expressão e demais signos;

 

10 exercícios melódicos – usando o mouse;

10 exercícios melódicos – usando o teclado em tempo real;

Digitação das escalas em # e b (maiores e menores);

Digitação  de  exercícios  Hanon e Czerny;

5 músicas melódicas – contendo cifras e letras;

10 músicas – A escolha do instrutor e do aluno.

·        flautas (duo, quarteto);

·        coral;

as 10 músicas serão nos instrumentos citados acima, priorizando a necessidade do aluno”.

O hino nacional brasileiro está incluso. Letra. e Música.

 

·        5 peças a quatro vozes para apresentação de formatura. Duas escolhidas pelo instrutor e três livres escolha. amostra de trabalho com grupo de três peças. (deve ser gravado em vídeo) (uma escolhida pelo instrutor e duas pelo aluno). Data a ser determinada pela Escola de Música.

·        5 Trabalhos de digitação a ser escolhido pelo instrutor e com prazo de entrega.

 

Não poderá conter mais de cinco erros em cada trabalho digitado.

© valdo 2004