Coral Circolo Italiano de Lages

Coral Circolo Italiano de Lages

HISTÓRICO.
O CIRCOLO ITALIANO DE LAGES, DESDE JUNHO DE 1988, AGREGOU UM GRUPO DE HOMENS E MULHERES, ENSAIANDO CANTOS PARA A I FESTA DEI NONNI, OCORRIDA EM 5 DE AGOSTO DE 1988.
DESEJOSOS DE CULTIVAR E INTEGRAR SEUS COSTUMES NA COMUNIDADE, BUSCARAM, ATRAVÉS DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES, UMA FORMA DE VIVENCIAR VALORES CULTURAIS HERDADOS DOS IMIGRANTES, TAIS COMO: AMOR AO TRABALHO (CONVÉM NÃO CONFUNDIR AMOR COM GOSTO, PORQUANTO NADA DE GOSTOSO, PRAZEROSO ENCONTRARAM NOSSOS ANCESTRAIS EM PENHASCOS ROCHOSOS DE CAXIAS DO SUL ETC, ONDE "PODER-SE-IA PLANTAR MILHO COM ESPINGARDA E COLHÊ-LO A LAÇO"). TALVEZ TAL MUNDIVIDÊNCIA JUSTIFIQUE O BROCARDO: "POVO SEM HISTÓRIA É POVO SEM MEMÓRIA!". SEGURAMENTE, AQUI SE ENCONTRA O FULCRO DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES: NÃO OLVIDAR SUA HISTÓRIA, MEMÓRIA, RELIGIOSIDADE, CULINÁRIA, CULTURA, SEU IDIOMA, SEUS COSTUMES, SUAS DANÇAS E MÚSICAS POPULARES OU FOLCLÓRICAS. ESPECIALMENTE,
O RESPEITO AOS IDOSOS E A SOLIDARIEDADE SÃO METAS E APANÁGIOS DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES.
CONSOLIDADO, O CIRCOLO ITALIANO DE LAGES EXPRESSA, HOJE, ESTES VALORES NAS ATIVIDADES QUE PROMOVE E NAS AÇÕES QUE DESENVOLVE JUNTO À COMUNIDADE E QUE COMPREENDE: ESCOLA DE LÍNGUA ITALIANA, ESTUDO DO PROCESSO MIGRATÓRIO, HISTÓRIA DA MIGRAÇÃO, CORAL DO CIRCOLO ITALIANO, GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS, CORAL INFANTO-JUVENIL, EDIFICAÇÃO DE SEDE PRÓPRIA, ONDE SE PROJETA A SEDE DO CENTRO ÍTALO-BRASILEIRO DO PLANALTO CATARINENSE, ALÉM DE OUTROS ENCONTROS E FESTIVIDADES.
ESPECIFICAMENTE, O CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES, FAZ FREQÜENTES PRESENÇAS EM MISSAS, CULTOS, PROMOÇÕES CÍVICAS OU CULTURAIS.
O CORAL DO CIRCOLO ITALIANO É MEMBRO DA LIGA CULTURAL ARTÍSTICA ALTO URUGUAI, ENTIDADE QUE CONGREGA MAIS DE UMA CENTENA DE CORAIS, GRUPOS FOLCLÓRICOS, CUJO COMPROMISSO MÍNIMO É PARTICIPAR DE, PELO MENOS, UM ENCONTRO EM SUA CATEGORIA OU CARACTERÍSTICA POR ANO.
O CIRCOLO ITALIANO DE LAGES, PARTICIPOU NOS DIAS 11 e 12 DE SETEMBRO DE 2004, EM ARROIO TRINTA (SC) DO III ENCONTRO DA CULTURA ITALIANA ou FEIBEMO (FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES ITALO-BRASILEIRAS DO MEIO-OESTE E PLANALTO CATARINENSE). INCLUSIVE COM A PRESENÇA DO CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES.
O CORAL DO CIRCOLO ITALIANO, EM SUA FUNDAÇÃO E ESTRÉIA EM 1988, ESTEVE SOB A REGÊNCIA DO Prof. NÉLSON JACOB BUNN. LOGO A SEGUIR, PASSOU-SE A REGÊNCIA PARA SÉRGIO DI CONTO. SEGUIRAM-SE OUTROS NOMES DE REGENTES, COMO JOANA LÍGIA DE CASTRO, EDGAR LANG. SOB PRESIDÊNCIA E MANDATO DE HENRY ANTÔNIO CARLESSO, O Prof. NÉLSON JACOB BUNN REASSUMIU A REGÊNCIA. SEGUIRAM-SE OUTROS NOMES COMO A SENHORA MATILDE DAL PONTE MARQUES. NOS MOMENTOS CRUCIAIS DE UM FESTA DEI NONNI, À ÚLTIMA HORA, BUSCAVA O CIRCOLO ITALIANO O CONCURSO DO Prof. NÉLSON. ATÉ QUE, ELEITA NOVA DIRETORIA, SOB O COMANDO DA SENHORA JONILDA VIEIRA WAGNER, A 1 DE MAIO DE 2004, O Prof. NÉLSON FOI CONVIDADO A REGER NOVAMENTE O CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES.
NO INÍCIO DE 1996, SURGIU O PRIMEIRO LIVRO DE REPERTÓRIO DE MÚSICAS DO CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DE AUTORIA DO Prof. NÉLSON SOB SUPERVISÃO DO Prof. HIGINO BENEDET, FORMADO EM LETRAS, DESCENDENTE DE ITALIANOS E PROFESSOR DE LÍNGUA ITALIANA E PROFESSOR DA UNIPLAC.
NA PRESIDÊNCIA DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES, DESDE A FUNDAÇÃO EM 1988, ESTIVERAM:
JOSÉ ANTÔNIO LACERDA DE 1988 A 1990
JOSÉ ANTÔNIO LACERDA (REELEITO) DE 1990 A 1992
LUIZ MARIN DE 1992 A 1994
HENRY ANTÔNIO CARLESSO DE 1994 A 1996
GIOVANE DURIGON DE 1996 A 1998
JOSÉ ANTÔNIO LACERDA DE 1998 A 2000
CLODOVEU RIGHEZ DE 2000 A 2004
JONILDA VIEIRA (LETTI) WAGNER DE 2004 A 2006
O REPERTÓRIO DO CORAL DO CIRCOLO ITALIANO DE LAGES ESTÁ SENDO REFORMULADO PELO Prof. Nélson Jacob Bunn - fone/fax (01449) 223-1286 -Rua da Paz, 286 - Bairro do Sagrado Coração de Jesus - 88.508-510 LAGES - SC nelson.bunn@terra.com.br
A MENCIONADA EDIÇÃO É DE RESPONSABILIDADE DO Prof. NÉLSON JACOB BUNN, COLHENDO MELODIAS, LETRAS DE "CANTATE DOMINO - CANTICI RELIGIOSI POPOLARI" DE RODEIO - (SC) - EDIÇÃO DE 1953. "VA PENSIERO - 174 CANTOS POPULARES ITALIANOS" DO CORAL "ANITA GARIBALDI" - DE CARINO CORSO E HONORINO GASPARETTO. " E CANTAVAM " - PADRE GIUSEPPE CORRADIN - PORTO ALEGRE - RS. "CANÇÕES ITALIANAS" DE JOSÉ ACÁCIO SANTANA (UFSC). "PRIMI CANTI ITALIANI" DE PAULO BERNARDI, FLORIANÓPOLIS - (SC) - IOESC - 2002. TRIUNFO DO CORAÇÃO DE JESUS DO INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - CURITIBA- PR.

Apresentação do Circolo Italiano de Lages em agosto de 2004

Maestro

Mestro Nélson Jacob Bunn

Nélson Jacob Bunn

relação corais

Informações de outros corais regidos por Nélson Jacob Bunn

© valdo 2005