CERIMONIAL EM COMEMORAÇÃO AOS 80 ANOS DO

CORO MISTO- INVERNADINHA - NÃO-ME-TOQUE - RS

Abertura da programação do dia 24 de abril de 2005.

Hoje é para a Comunidade de Invernadinha uma data muito importante, pois estamos comemorando os 80 anos de fundação do Coro Misto.
O Coro Misto iniciou suas atividades no ano de 1925, sendo regido pelo professor Adolfo Zieppe (1925-1930). Por falta de cantores, o coro misto não pode dar continuidade as suas atividades.
Por volta de 1930, o senhor Wilibaldo Drehmer iniciou um coro na sua casa na localidade de Invernadinha, o qual tinha como integrantes os seus familiares. A partir deste, ressurgiria novamente o Coro Misto. Em 1945, em decorrência da 2ª guerra mundial, os corais essencialmente alemães sofreram interferência do governo e tiveram recolhidos os livros e bandeiras. Alguns membros do coro misto, por iniciativa própria, esconderam seus livros de canto embaixo da escada que levava ao porão do salão de João Berwig. Estes dados, foram fornecidos pela senhora Ursula Drehmer, antiga integrante do Coro Misto e a ela agradecemos a colaboração.
Após a Guerra, o coral foi reativado em 1950 , tendo como presidente o Senhor Augusto Jacob Neuls que procedeu novas eleições nas quais foi eleito o Senhor Guilherme Otto Drehmer. Neste reinício de atividades o Senhor Willibaldo Drehmer continuou exercendo a regência deste coro , permanecendo até o ano de 1962.
Não tendo em mão a ata de fundação deste coral, não podemos precisar os sócios fundadores e homenagear os mesmos, sendo que poderíamos fazer injustiças. Agradecemos, portanto a todos os que contribuíram para esta fundação.
Dentre os objetivos do Coro Misto de Invernadinha, desde a sua fundação até os dias de hoje, procurou sempre primorar pela continuidade da preservação da tradição alemã, como também valorizar todas as diferentes culturas musicais. Atualmente, o coral conta com 28 componentes e tem como presidente o senhor Jaime Francisco Junges e regência o Senhor Ilson João Berres que conta com o auxílio técnico da professora Clecilde Terezinha Junges. O Coral realiza apresentações em festividades e ocasiões fúnebres.
Temos muito a agradecer nestes 80 anos, especialmente a Deus por todas as graças que nos concedeu e concede e as pessoas iluminadas por este( membros das diretorias, regentes, sócios e cantores) que não mediram esforços para se dedicar ao engrandecimento deste coral e a preservação da cultura musical.
Queremos homenagear nesta data algumas pessoas que foram imprescindíveis nestes 80 anos de sucesso, visto que nos dias atuais, diante da crise financeira e de valores, a nossa comunidade consegue se manter com a união de esforços.

Coro masculino Gonçalves Dias de Invernadinha. Completará 90 anos no dia 15 de novembro de 2005. Regencia - Ilson João Berres.

Coral São José de São José do Centro - Regente Terezinha Berres Kaiser.

 

(Clenice Berghahn, Régis Savadinsky, Jaime Francisco Junges e Ilmo Berres)

.Ex-regente Ilmo Berres sendo homenageado.

 

Familia recebendo homenagem ao ex-regente Walter Berres.

Ilson João Berres homenageia sua filha Clecilde Junges pelos relevantes préstimos como auxiliar de regente.

MOMENTO DA HOMENAGEM DA LIGA CULTURAL ARTÍSTICA ALTO URUGUAI.

Elisangela Pino, (secretária do coral) Régis Savadinsky (vice-presidente do coral) Jaime Junges (presidente) Ilson João Berres (regente) com Valdir Alves e Adriana Juliana Wassmuth, presidente e secretária da Liga Cuiltural Artística Alto Uruguai.

Coro misto de Invernadinha.

Coral (Nie ge dach) Nunca Pensei - de Tio Hugo

(sem as fotos)

Coral de Nova Boa Vista - Coral Sempre Alegre - Linha São Paulo - Não-Me-Toque.

 

PESSOAS HOMENAGEADAS

Silda Schmitt em nome de Augusto Jacob Neuls (presidente em 1950)

Valdir Drehmer em nome do Senhor Guilherme Otto Drehmer (presidente 1950 - 1956).

Odelho Rudiberto Berwig (presidente 1956-1960 / 1961-1965)

Nilve Schaeffer pelo seu pai Senhor Benjamim Dirings (presidente de 1960-1961/1965-1983)

Norma Beffart Berwig em nome de seu esposo Ilmo Urbano Berwig ( presidente de 1983-1988)

Nelson Simon como presidente (de 1988-1989/ 1990-1991)
deste coral.

Clecilde Terezinha Junges, presidente do coral (em 1989- 1990).

Eraci Wiedthauper em nome de Anibaldo Wiedthauper como presidente ( de 1991-1996)

Jaime Francisco Junges, presidente deste coral desde 1996 até hoje.

Chamamos o senhor Sigfredo Zieppe em nome do ex-regente Adolfo Zieppe (1925-1930)

Ursula Drehmer em nome de Wilibaldo Drehmer (regente de 1930 - 1962).

Ilmo Berres, regente no ano de 1960 a 1970 para receber a homenagem.

Ilson João Berres e familiares em nome do senhor Walter Berres regente de 1970 a 1978

Ilson João Berres como regente de 1978 até 2009

Clecilde Junges 2009.

Dupla Die Zwei no momento do encerramento.

VOLTAR

© valdo 2005