Um Ícone da Música
 BIBLIOTECA 

O Cérebro musical

Hábilidade: Música

Janela aberta: dos 3 aos 10 anos

O que se sabe: é penoso aprender tocar um instrumento depois dos 10 anos de vida. As áreas do cérebro dedicadas aos movimentos dos dedos da mão esquerda são maiores entre instrumentistas destros de cordas do que entre os não músicos. Crianças na idade pré escolar quando submetidas a aulas de música aprimoram o raciocínio lógico e matemático. As porções cerebrais responsáveis pela música e pela matemática estão próximas.

Como desenvolver: Cantar junto com a criança e jogar com a musicalidade das palavras são estímulos simples mas potentes. Colocar um CD no aparelho de som, enquanto a criança brinca, também. Se ela apresentar aptidão musical, é bom incentivá-la o quanto antes.

A música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro.

a janela da oportunidade musical abre-se aos 3 anos e fecha-se aos 10 anos. Não por acaso, conhecem-se tão poucos concertistas que se tenham iniciado no aprendizado musical depois de iniciada a adolescência. Em outubro de 1995, pesquisadores da Universidade de Konstanz, na Alemanha, estudaram o cérebro de nove músicos destros, do naipe de cordas de uma orquestra local. Graças ao exame de ressonância magnética, perceberam que as porções cerebraisrelacionadas aos movimentos do polegar e do dedo mindinho da mão esquerda eram maiores do queentre os não músicos. Nessa diferença, não importava a quantidade de horas dedicadas ao estudo musical, e sim, em que idade eles haviam sido apresentados aos instruimentos ____ sempre cedo.

Mas a música não serve apenas para incentivar as crianças a ler uma partitura, apreciar um concerto, mais tarde quem sabe, evitar que se tornem metaleiras insuportáveis. É capaz de imprimir ao cérebro a compreensão da melodia das próprias palavras. Aos oito anos, o poeta inglês W. H. Auden (1907 - 1973) era submetido a sessões operísticas intensas por sua mãe, Constace Rosalie. Ela gostava estecialmente de Tristão e Isolda, de Wagner, e reproduzia com Auden os duetos daa obra. Estaria ai uma possível explicação para a extraordinária musicalidade dos poemas de Auden, feitos mais para serem lidos em voz alta.

CALMA - A divisão melódica das obras clássicas exige um tipo de automatísmo matemático acurado. Essa seria a razão por que as conexões nervosas acionadas ao se executar uma peça estejam tão próximas, no cortéx cerebral esquerdo, daquelas usadas ao se fazer uma operação aritimética ou lógica. A música relaciona-se ainda a outros dons, como a capacidade de percepção de sons sutis. O professor Vilanova já observou que os alunos de medicina habituados a ouvir música clássica têm maior facilidade para auscultar corações e pulmões. Gordon Shaw e Frances Rauscher da Universidade da Califórnia, num trabalho com 19 pré escolares descobriram que, após 8 meses de aulas de piano e canto, as crianças se saíram muito melhor na cópia de desenhos geométricos do que as que não tiveram aulas de música. Os pequenos músicos eram melhores na percepção espacial e muito mais eficientes, por exemplo, no jogo de quebra-cabeça,

Mozart neles, então. E rápido.

fonte: Revista Veja 20 de março de 1996

Conceito considerações Biblioteca Música Professores/ produções História Alunos Hinos
 

VOLTAR - CONTATO

VOLTAR - CONTATO